O mundo é um palco, mas a peça tem um elenco ruim

Li essa frase há alguns anos atrás, que mexeu profundamente comigo. Ao contrário do que pode se pensar, ela não foi dita por Baudrillard ou Debord ou Foucault no século XX, mas sim por Oscar Wilde no século XIX. O iconoclasta francês viveu num tempo onde os tribunais franceses condenavam à prisão quem fosse homossexual, e Wilde foi 2 anos encarcerado pelo motivo de simplesmente seguir seus desejos. Em "O retrato de Dorian Gray", através do personagem Lorde Henry, Wilde mostra suas opiniões ácidas a respeito das leis, da moral e da domesticação do espírito humano. Seus pensamentos mais profundos foram expressos através dos aforismos.

Eis alguns dos meus preferidos:

 

"Todo mundo sabe compadecer o sofrimento de um amigo, mas é preciso ter uma alma realmente bonita para se apreciar o sucesso de um amigo"

 

"O mistério do amor é maior que o mistério da morte"

 

"Todos nós estamos na lama, mas alguns sabem ver as estrelas"

 

"Para ocultar a sua própria ignorância as pessoas inventam regras e dão conselhos, assim como sorriem para esconder as lágrimas"

 

"Podemos chegar à perfeição através da arte e somente através dela; só a arte pode nos proporcionar um refúgio contra os sórdidos perigos da vida"

 

"Um primeiro contato que começa com um elogio transformar-se-á
certamente em real amizade. Assim, ela nasce da forma mais bonita."

 

"Para qualquer um que conheça a história, a desobediência é a virtude original do homem. É com a desobediência que se realizou o progresso. Com a desobediência e a revolta."

 

"Viver é a coisa mais rara do mundo. Muitas pessoas existem, só isso"

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *