Metareciclagem: quando o resto vira o novo quociente da divisão

Um dos desafios de nosso tempo é o que fazer com a crescente quantidade de lixo gerado pelos objetos e tecnologias da vida cotidiana. Pensando nessa questão complicada, a Metareciclagem foi uma iniciativa que surgiu no Brasil, visando dar utilidade prática a componentes de computadores antigos ou estragados. Os coletivos de metareciclagem incorporaram ainda o uso de Software Livre e organizando-se em coletivos horizontais, como redes de cooperação mútua.

Porém, o passo mais importante a se dar, é concretizar práticas de reciclagem na vida cotidiana. Basta pensar um pouco antes de atirar no lixeiro aquele objeto que a primeira vista parece desnecessário. Dois exemplos feitos pela Bruna:

 

Porta-canetas modernista

Materiais:

– 2 rolos de etiquetas (ou fita adesiva)

– Uma tira de fita crepe

– Imagens para decorar (quadros do Kandinsky são uma boa escolha)

 

Antes:

 

Depois de pronto:

 

 Utilizando:

 

 

Luminária feita com CD’s

Há algum tempo o Gustavo me deu uma caixa de CD’s da versão 5 do Ubuntu GNU/Linux, que não consegui distribuir pois a versão já estava bem ultrapassada. Não me desfiz dos CD´s pois sabia que alguma hora surgiria uma idéia do que fazer com eles. Não deu outra, a Bruna deu um jeito.

Materiais:

– Cerca de 50 CD’s

– Um cabo de cobre

– Um interruptor do tipo que desliza

– Uma tomada (pinos de alimentação)

– Um bocal de lâmpada

– Uma lâmpada (de preferência fria)

– Uma caixa (de madeira ou papelão) para a base

 

Corte os CD’s em algum formato padronizado, por exemplo um triângulo. É importante que se tenha em mente o tamanho da lâmpada, assim cortando os CD’s de forma que a lâmpada caiba no meio deles.

Para isso, utilize uma serra de marceneiro, e nâo esqueça de lixar para tirar as farpas:

 

Conecte o bocal, a tomada e o interruptor ao cabo de alimentação:

 

 Utilize algum tipo de material com pouca espessura para colocar entre as camadas verticais de CD’s, distanciando-as de acordo com a espessura do material. Utilize alguma cola forte como super-bonde para colar os CD’s. Encaixe o bocal na base e em seguida cole o fundo das camadas de CD’s na mesma. Se preferir, cole um papel decorativo na superfície. Encaixe a lâmpada e está pronto:

 

 Utilizando:

4 thoughts on “Metareciclagem: quando o resto vira o novo quociente da divisão”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *