Doença ocidental e Cristianismo

Temos visto uma diminuição pelo interesse no cristianismo nas últimas gerações, mas se fizermos
uma análise mais profunda, vemos que o cristianismo está lá com todos os seus símbolos mais básicos, apenas transvestidos com outras máscaras.
Parece estranho ouvir que vivemos em uma sociedade cristã, pois todos sabemos que a sociedade moderna ocidental tem seus valores máximos fetichizados sob a forma do consumo, pois nossas igrejas são os shopping centers, nossas orações são os jingles repetidos pela
televisão tão exaustivamente como mantras hindus, ou como ave-marias em um terço católico.
Mesmo entre ateus e agnósticos temos visto o cristianismo impregnado em seus discursos, principalmente sob a forma de dualidades do tipo bem-mal ou sob a crença em alguma verdade absoluta, que é alcançada por algum indíviduo privilegiado.

O cristianismo é a ideologia do sofrimento, da martirização, da negação da vida, do autoritarismo, do julgamento e da remissão dos pecados.
Quantos de nós, assim como cristãos, não estamos sempre dividindo nossos companheiros entre pecadores e não pecadores?
Se algum deles peca, imediatamente cortamos nossos laços interpessoais, e o colocamos na lista de pecadores, aqueles que devemos manter distância, para que possamos preservar nossa "pureza espiritual".


Modestamente, penso que o dualismo reducionista, a divisão binária, só funciona bem para a lógica booleana e a subsequente construção de computadores através de sinais digitais.. E não para a organização social humana!
Não estamos tão presos a ideologias dogmáticas quanto os cristãos medievais, reduzindo e classificando friamente, ao invés de pensar e sentir com o coração?

Porquê não dar um espaço para a espontaneidade e a auto-crítica?

 

3 thoughts on “Doença ocidental e Cristianismo”

  1. Olá Max. Eu posso ter sido superficial sim, por isso estou publicando um outro post aprofundando mais o tema. De qualquer forma valeu por comentar 🙂

  2. Quando você escreve tão afirmativamente: “O cristianismo é a ideologia do sofrimento, da martirização, da negação da vida, do autoritarismo, do julgamento e da remissão dos pecados”, nota-se claramente que você tem uma visão muito superficial do cristianismo.

    Mas fazer o que? cada um enxerga o que quer ou o que consegue.

  3. No meu ponto de vista o problema está na gritante ignorância que esse tipo de coisa(igreja/culto) traz. passam a semana assassinando animais, comendo seus restos, batendo nos filhos, na mulher, enganando os outros p/ obter mais lucros e assim por diante, exemplos práticos do dia a dia que tornam nossas vidas mais difíceis e após tudo isso vão ao templo religioso universal do reino LTDA e se livram de toda a culpa.

    isso é sufocante de assistir de camarote.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *