Tudo começou com as k7

Quantos de nós não copiávamos músicas para fitas k7, gravadas da rádio, de CD’s, ou mesmo de outras k7’s? Lembro-me de ficar esperando minhas músicas preferidas tocarem na rádio, para então apertar o gatilho do botão rec, e montar minhas próprias coletâneas. Bons tempos..

Mas naqueles tempos, alguns barões do café não ficaram muito contentes com as possibilidades do formato k7. Nos anos 90, a RIAA (Record Industry Association of America) fez uma campanha contra a difusão das fitas cassete, intitulada "Home Taping is killing music". Isto ocorreu devido às k7 terem sido o primeiro formato de áudio que permitia que qualquer pessoa gravasse e copiasse em casa as músicas.

 

 

Jello Biafra junto aos Dead Kennedys teve a brilhante idéia de lançar a  k7 do "In God We Trust Inc." em apenas um lado da fita. O outro lado, foi deixado em branco, para que qualquer um gravasse o que quiser em casa, e como eles sugeriram, ajudar a acabar com os lucros excessivos das grandes gravadoras:

 

 

 

Nos anos pós internet, o Pirate Bay também incorporou a marca da campanha da RIAA, iniciando uma verdadeira guerra contra as grandes gravadoras. Mais sobre o caso pode ser lido aqui. E aqui pode ser feito o download de uma apresentação que fiz sobre ética na internet.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *